MITOS ISLÂMICOS

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como os Russos lidam com os potenciais terroristas

Em mais uma iniciativa que visa aplicar medidas duras contra os maometanos presentes na Rússia, a polícia de Moscovo deteve mais de 300 adoradores depois de os ter isolado numa sala de rezas na capital da Rússia.

Na 6ª-Feira passada, a Agência Reuters reportou que durante um encontro de oficiais das forças de segurança, o Presidente Vladimir Putin afirmou: 

A situação no Norte do Cáucaso deve ser mantida sob um controle particular. . . . A luta contra a corrupção, o crime e a insurgência deve ser levada a cabo duramente e de forma consistente.

Num raid levado a cabo da 6ª-Feira, as forças policiais de Moscovo detiveram 300 maometanos - incluindo 170 estrangeiros - sem revelar as razões por trás desta apreensão. As forças, lideradas pels Serviços de Segurança Federais ("Federal Security Service (FSB)), confiscaram também literatura islâmica que será, agora, submetida a investigação.

O raid de 6ª-Feira, que é o terceiro que visa locais de culto islâmicos em Moscovo este ano, chega numa altura em que a Rússia se prepara para os Jogos Olímpicos de Inverno no Mar Vermelho, em Sochi.

A Federação Rússia, que alberga cerca de 23 milhões de maometanos a norte do Cáucaso e nas repúblicas da Chechénia, Inguchétia e Daguestão, situadas a sul, tem o islão como a segunda maior religião do pais, com cerca de 15% dos 145 milhões de Russos (predominantemente Ortodoxo) a identificarem-se com ele.

A Rússia luta para acabar com uma revolta que deriva das suas devastantes guerras levadas acabo contra os separatistas da Chechénia - a este da Inguchétia e a Norte da Odisséia - e ela tem sido inflamada pelo desemprego crónico, pela brutalidade policial e pela pobreza.

Os militantes que lutam em favor dum estado islâmico nas regiões montanhosas têm, de modo crescente, visado os líderes maometanos que têm o apoio das autoridades de Moscovo.

Duas décadas depois duma disputa territorial ter levado a uma breve guerra no ano de 1992, existem também indícios duma persistente tensão entre a Ossétia do Norte maioritariamente cristã e a Inguchétia de maioria muçulmana, mas não indícios de que os tiroteios estejam de algum modo relacionados com este conflito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis