MITOS ISLÂMICOS

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O memorial ofensivo

Provavelmente o mais famoso arménio contemporâneo, o cantor Charles Aznavour, encontrava-se presente no momento em que a cidade de Genebra apresentava os seus planos para o memorial. 
 
O mesmo tinha como propósito comemorar o genocídio levado a cabo pelos turcos contra os arménios Cristãos que vitimizou cerca de 1 500 000 de pessoas durante a Primeira Grande Guerra.

A reacção turca não se fez esperar: eles protestaram junto do departamento dos negócios estrangeiros, e o assunto em torno do memorial acalmou. Basicamente, o veto levado a cabo pela comissão cantonal responsável pelo memorial só se aplicava à localização (na parte antiga de Genebra). Mas agora os promotores do memorial encontraram um novo local para as "Lanternas de Lágrimas" que - em vez de lâmpadas - terá lágrimas feitas de aço.

Segundo se sabe, o memorial será construído no parque Ariana, bem junto do edifício das Nações Unidas.

Nas últimas semanas, as entidades turcas não só intercederam junto das autoridades de Genebra, como tentaram mobilizar a gerência do edifício da ONU contra o projecto. Celâl Bayar, presidente da "Union of Turkish Associations of Suisse Romande", confirmou que entidades oficias turcas haviam intervido junto da ONU.  Segundo Bayar, o novo local é uma provocação e o memorial viola os princípios da ONU uma vez que, segundo a Convenção de Genebra, o Genocídio Arménio nunca ocorreu.

A embaixada turca em Berna condenou também o projecto, alegando que o memorial é "uma expressão de ódio", e que um tópico tão controverso deveria ser lidado num "debate académico, aberto e objectivo", e não de uma forma unilateral. Segundo uma formulação oficial, a Turquia não aceita os "Eventos de 1915" como um genocídio.

Fonte


..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis