MITOS ISLÂMICOS

quarta-feira, 9 de maio de 2012

EUA: Bombista-suicida era agente da CIA disfarçado

O presumível bombista-suicida que iria realizar um atentado da al-Qaeda num avião comercial com destino aos EUA era, afinal, alguém que trabalhava para os serviços de informação norte-americanos e sauditas.

De acordo com a agência noticiosa AP, a CIA soube em Abril que o ramo iemenita da al-Qaeda planeava realizar um grande ataque, com recurso a um novo aparelho explosivo, quase indetectável, colocado a bordo de um voo para os Estados Unidos.

Mas o homem que os terroristas contavam utilizar na operação trabalhava para a Arábia Saudita e os EUA, disseram, sob anonimato, responsáveis iemenitas e norte-americanos à agência noticiosa na terça-feira.

Este foi o último erro da al-Qaeda, que tem estado perto de conseguir detonar uma bomba dentro de um avião. Para os EUA foi uma vitória, que se traduziu inclusive na posse da bomba.

O FBI está a analisar o explosivo e peritos adiantam que este é uma versão melhorada do que falhou a explosão no avião sobre Detroit no Natal de 2009.

Os procedimentos de segurança nos aeroportos norte-americanos permaneceram os mesmos na terça-feira, sinal que os EUA acreditam nos seus sistemas de segurança e entendem que os passageiros não podem suportar mais constrangimentos.

Enquanto os controlos nos aeroportos dos EUA significam a passagem do passageiro por diversas revistas corporais, feitas à mão e com recurso a 'scanners', nos outros países o procedimento pode diferir.

Os EUA não podem forçar os outros países a adoptarem este tipo de medidas, que se tornaram comuns nos aeroportos norte-americanos na última década.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis