Yemen - A MSNBC informa-nos que militantes islâmicos tomaram controle da cidade costeira de Shaqra - a terceira a cair nas suas mãos.
Fontes tribais afirmam que as forças do governo permitiram que os militantes tomassem conta da cidade sem oferecer muita resistência. Os militantes, que o governo alega terem ligações com a Al-Qaeda, entraram na cidade nos carros pertencentes a outra cidade que eles haviam já tomado conta.
Esta nova tomada de poder chega depois dos grupos opositores e os líderes reivindicadores yemenitas terem levado a cabo um concílio nacional de modo a aumentar a pressão sobre o presidente Ali Abdullah Saleh. Estes grupos exigem a sua demissão.
Protestos maciços apelando à demissão de Saleh têm ocorrido com frequência há meses neste país árabe. Em Junho passado Saleh foi seriamente ferido num ataque ao seu complexo palaciano.
A "primavera árabe" continua a destruir o poder de governos não acostumados a oposição do povo. Vamos vêr o que vêm depois. A julgar pelo que está a acontecer no Egipto, o que se seguirá pode não ser muito melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.