MITOS ISLÂMICOS

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Antigo presidente do Afeganistão morto por bombista suicida

O antigo presidente do Afeganistão, Burhanuddin Rabbani, foi esta terça-feira assassinado por um bombista suicida, após este conseguir entrar na sua residência e detonar explosivos que escondia no interior do seu turbante.

Além do antigo presidente, também quatro dos seus guarda-costas morreram na sequência do ataque suicida. Com vida escapou um dos conselheiros presidenciais que acompanhava Rabbani.

A morte do ex-presidente representa um trágico e inesperado revés na política de paz que o governo afegão dirigia às negociações com os Talibã. Rabbani era líder, há quase um ano, de um Conselho de Paz criado pelo governo afegão especificamente para mediar as conversações de paz com os principais grupos talibã do país.

O Conselho tinha sido formado para trabalhar rumo ao fim de um conflito, agora interno, que estendia a guerra no país já há quase uma década. A instituição liderada por Rabbani procurava estreitar as relações com os Talibã na esperança de prevenir o eventual estalar de uma guerra civil após a saída do território das tropas norte-americanas, agendada para 2014.

Rabbani terminou o seu tempo como presidente do Afeganistão em 1996, tendo depois sido apontado como líder da Aliança do Norte, uma organização anti-Talibã que era constituída por elementos das minorias uzbeques e tajiks.

A notícia da morte do antigo presidente obrigou o actual líder do Afeganistão, Hamid Karzai, a interromper a visita oficial aos EUA.

AP/SOL


1 comentário:

  1. Por paz eles fazem isso... e nós, por muito, não podemos nada?

    Dá-me calafrios.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis