MITOS ISLÂMICOS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Documento secreto diz que talibãs vão voltar ao poder

Os talibãs, apoiados por forças de segurança paquistanesas, preparam-se para reconquistar o controlo do Afeganistão após a retirada das forças internacionais.

Esta é a conclusão de um relatório secreto da NATO noticiado esta manhã pela BBC e pelo diário britânico "The Times".

Segundo o jornal espanhol "El País", o documento - baseado em declarações obtidas em mais de 27 mil interrogatórios feitos a cerca de 4 mil talibãs, civis e membros da Al Qaeda - indica que os talibãs se mantêm activos enquanto o governo afegão negoceia com a guerrilha para tentar encontrar uma solução política para o conflito.

Um porta-voz da ISAF (força da NATO) confirmou à Reuters a existência do documento, embora adiante que não se trata de um estudo estratégico mas de "uma compilação de opiniões de prisioneiros talibãs".

Segundo o "The Times", o documento foi redigido no mês passado por militares norte-americanos da base de Baghram. O texto volta a colocar em causa o Paquistão, que é acusado de oferecer assistência aos talibãs através dos seus serviços secretos, nomeadamente em ataques contra as forças internacionais.

O governo do Paquistão considerou as acusações como inconsistentes e "frívolas". "Estamos comprometidos em não interferir no Afeganistão", afirmou um porta-voz do Ministério do Exterior paquistanês, negando qualquer ligação aos talibãs.

Apesar do Paquistão continuar a negar qualquer tipo de envolvimento, o documento afirma que "a manipulação dos líderes talibãs, por parte do Paquistão, continua de forma incessante".

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis